Instruções para Submissão de Projetos ao CEP

Instruções para Submissão de Projetos ao CEP

 

Este documento tem o objetivo de sanar algumas dúvidas sobre a documentação e submissão de intervenções pedagógicas e/ou outros projetos junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFG. Vale destacar que a escrita do projeto em si corresponde a parte do trabalho de escrita da dissertação e, portanto, é uma forma de engrandecer o trabalho que está sendo proposto. 

As informações aqui contidas foram retiradas da página do CEP e alguns modelos foram adaptados de modo a facilitar a edição para os discentes do PROFMAT, porém sugere-se a conferência das exigências na página  do CEP. A submissão de projetos ao CEP é feita por meio da Plataforma Brasil em duas partes: cadastro de pesquisador (discente e orientador) e submissão de documentos. 

 

PARTE 1:  Cadastro de Pesquisador na Plataforma Brasil

  • na página do CEP você encontrará todas as etapas necessárias para o cadastramento. 

Observação sobre a Etapa 4:  O IME não aparece na lista de opções de “unidade/órgão” cadastrados, então basta vincular a instituição - Universidade Federal de Goiás. 

 

PARTE 2: Submissão do projeto de pesquisa e dos documentos protocolares

  • na página do CEP você encontrará as etapas para essa submissão; 
  • na Etapa 5 você fará o upload dos documentos protocolares básicos cuja lista e modelos atualizados podem ser encontrados no link Documentos e modelos protocolares básicos | CEP - UFG;
  • Os modelos disponibilizados pelo CEP foram editados com os dados do PROFMAT, se atentem a possíveis mudanças dos modelos e exigências (atualizados em abril/2022). OBS: são modelos e podem ser modificados, incluindo ou excluindo informações, mas certifique-se de contemplar as informações obrigatórias.
  1. Folha de Rosto: gerada automaticamente pela Plataforma Brasil, na transição da quinta (5ª)  para a sexta (6ª) etapa. Este documento deverá ser assinado pelo (a) pesquisador (a) proponente e pelo/a Diretor/a de sua unidade/órgão à qual o projeto está vinculado.  
  2. Projeto de Pesquisa: deve contemplar: (1) capa de identificação; (2) introdução; (3) objetivos geral e específicos; (4) caminhos metodológicos; (5) cronograma com descrição de atividades com início e término, contemplando inclusive, as datas reservadas ao CEP/UFG ( aproximadamente sessenta (60) dias para a apreciação ética, e, ao final entrega de relatório via Plataforma Brasil.
  3. Instrumento de Coleta de Dados: Trata-se da apresentação de questões norteadoras, questionários, formulários para análises sensoriais, formulário avaliativos, roteiros de entrevistas, apontamentos para grupos focais, roteiros para aplicação de testes psicológicos etc.;
  4. Termo de Compromisso: Ciência dos termos da Res. CNS nº. 466/12 e/ou Resolução CNS nº. 510, assinada por todos os pesquisadores envolvidos no estudo, inclusive os orientadores.
  5. Termo de Anuência da Instituição de Ensino e Termo de Anuência da Secretaria de Educação: este deve ser preenchido com os dados indicados e assinado pela secretaria de educação responsável pela instituição de ensino onde o(a) discente aplicará o projeto.
    OBS: Para formalizar o processo de obtenção da assinatura dos termos de anuência das instituições o(a) discente pode confeccionar uma Declaração de Interesse, a ser assinada pelo(a) orientador(a) e apresentar na escola/secretaria, junto com uma cópia do projeto para obter as assinaturas necessárias. Este documento é OPCIONAL e NÃO DEVERÁ SER ANEXADO NA PLATAFORMA BRASIL. 
  6. Termos de Consentimento e Assentimento: são termos de concordância a serem assinados pelos participantes da pesquisa (grupo focal). As orientações gerais para estes termos podem ser encontradas na página do CEP. Você submeterá o que for necessário para a sua pesquisa:

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